sábado, 15 de novembro de 2008

EXPAND - mais que uma loja de vinhos

Uma pena que eu não estava com uma câmera fotógrafica e por pior que seja meu celular (isso é coisa do passado pois hoje consegui um ma-ra-vi-lho-so) ele estava sem bateria. A minha estréia no restaurante da Expand - loja de vinhos das melhores do Rio - merecia ser registrada.

Conheci o Expand da Barra ontem, na cia da Paula - com quem, como eu já disse, já já terei de dividir a autoria desse blog. Já tinha visto o cardápio da loja do Shopping Leblon e me pareceu muito extenso, com muitas opções, mas tudo tinha "cara" de apetitoso. Eis que veio o convite dessa jovem gourmet e lá fomos nós. Sexta à noite, depois de uma semana louca de trabalho, merecia um vinho de primeira e uma comida boa.

No restaurante da Expand Barra, o cardápio é mais enxuto. Cerca de 10 opções de prato principal, se nem isso. Entradas tem várias: frias, quentes, tábuas e etc. Escolhemos começar com uma tábua de queijos pequena. Enquanto ela não chegava, descemos na loja escolher nosso vinho! Essa é parte playground do jantar. É uma delícia você poder entre tantas garrafas, conversar com o rapaz da loja até chegar naquele que regaria as delícias por nós escolhidas.

Decidimos que queríamos um branco ou rosê. Eis que ele começou a nos apresentar a vários mas quando chegou em um francês (Se não me engano, é Chateau du Michelle) que segundo ele, tinha cheiro de lichia... hummm... pegou a mulherada pelo laço. Escolhemos ele.

De volta ao salão - pequeno e com uma acústica que não é das melhores - saboreamos nossa tábua com 5 tipos diferentes de queijos - bem gostosos - enquanto nosso vinho gelava. Não demorou muito e ele veio, bem geladinho, numa temperatura maravilhosa. Papo vai e papo vem, demos cabo de tudo da tábua, até mesmo das nozes e passas brancas salpicadas por ali.

Cardápio em mãos, escolhemos nossos pratos: Paula foi no habitual camarão com arroz de maçã e eu me joguei num Haddock com alcaparras e batata cozida. HUmm... Que saudade de comer Haddock. E esse, quando chegou, me deu a garantia que fiz o melhor pedido. Fiquei na dúvida entre o Haddock, o Cherne ou o Carré de javali, mas ao saborear o Haddock, todo questionamento se foi. Aquele sabor forte do peixe, em harmonia total com a batata cozida ( que parece um acompanhamento insosso mas é o ideal), estava puro deleite.

Enquanto jantávamos, o garçom nos trazia algumas provas de outros vinhos e foi bem atencioso. Gostei.

No final, o único senão da noite (além da acústica), ficou por conta da carta de sobremesas que achei pobre. Eram apenas 3 opções: creme brullè, petit gateau ou Cheesecake. Eu gosto das 3 coisas (menos do petit gateau) mas a irreverência do gosto daquele Haddock não merecia terminar a noite com tamanha previsibilidade. Não escolhemos nada. Pedi ao garçom que me trouxesse apenas umas trufinhas que acompanham o café e foi o que bastou: estavam sensacionais.

Por fim, um último comentário: não é um lugar muito em conta. O prato sai em torno de 40 a 50 reais. Juntando mais todo o resto, a conta não fica lá muito trivial. Mas vale a pena. Saí satisfeita.

Ah! Outra observação: o site da EXpand é fraaaaco.... é legal pra quem procura a loja, mas não há nada dos restaurantes...

Cotação do Expand Barra: colher de sopa!!!

E VOCÊ, não quer me contar uma empreitada sua em algum restaurante do Brasil ou do MUndo??? MANDA PRA MIM!!! VEJA COMO CLICANDO AQUI.

bjs

2 comentários:

Anônimo disse...

delicia mesmo, lu! o melho na expand é sem duvida escolher o vinho na loja.. muito bacana. mas a comida é deliciosa tb. mas valeu pela conversa tb! adorei!
so que agora estou ficando sem cartas na manga.. preciso conhecer novos restaurantes pra te levar! hahahaha!
bjs,
Paula

Alê_Navega disse...

Já fui a Expand do Centro, atual Bergut e também ao do Shopping Leblon.
Acho que a do centro, na época que era Expand, com os pratos mais bem elaborados e atendimento mais exclusivo.
Na do Leblon, pedi um risoto de bacalhau, que estava bom, mas nada demais, o bacalhau perdeu um pouco o sabor com os queijos.Na Bergut do centro sugiro a truta defumada com uma batata gratinada.SHOW!