quarta-feira, 12 de maio de 2010

CRIATIVIDADE E INOVAÇAO FAZEM TODA DIFERENÇA. MAS SUOR FAZ MUITO MAIS

Nos últimos tempos, tenho frequentado o restaurante da Roberta Sudbrack mais do que um dia imaginei.

Os amigos acham que eu ganhei na mega sena e não estou a fim de contar. Todos perguntam muito espantados: "Você está na Sudbrack de novo???". É como meu pai que, quando eu era pequena e pedia um tênis da Cantão, já dava dois pulos por que só de associar o tênis"a marca (eu preciso achar a crase do meu computador..) falava que era caro. Até o dia que o levei comigo na loja e ele viu que o bicho não era tào feio assim.
Mas não é nada disso. É que também nunca imaginei que um dia faria parte de um grupo que se conheceu pela internet e a partir disso criou um laço no mundo real. Muito da criação desse grupo vem da admiração em torno da chef, que - assim como inacreditavelmente eu - se dispôs a se relacionar com esse bando de gente desconhecida mas que parecia ser gente boa e ter gostos em comum. Nossos encontros têm sido na sua maioria lá, na Roberta Sudbrack, onde a chef não só nos recebe de maneira ímpar - como se realmente estivéssemos na sala de estar da casa dela - como o próprio lugar tem a descontração exata para isso.

E quando eu digo "nos recebe" não é só por que pensa com carinho no menu que vai nos servir mas também por que de fato nos recebe, está ali, de corpo e alma presentes. Nos recebe e corre pra cozinha por que, frequentando a Roberta Sudbrack você percebe que seu lugar e sua alegria estão lá. E é isso que faz toda diferença. Pratos servidos, comensais alimentados, aí sim ela relaxa e senta conosco pra uns minutos (ontem foram mais que isso, que delícia) de papo e risadas.

Essa entrega da Roberta a um grupo que acabou de se conhecer e de conhecê-la pessoalmente é o resumo da entrega que ela faz no seu dia-a-dia no restaurante. Várias pessoas já me perguntaram: "mas ela está lá TODOS os dias?". SIM. Ela está lá de terça a sábado, dias de funcionamento do lugar. "Mas ela cozinha mesmo, pessoalmente?". SIM, ela está atenta a tudo e quando o assunto é corte dos assados, pode ter certeza que ela está como uma cirurgiã precisa, com a mão na massa legal.

Por mais criativa e inovadora na pesquisa, descoberta e junção de sabores, Roberta Sudbrack tem uma coisa que faz toda diferença na gastronomia e nos restaurantes que você frequenta: um suor incansável em busca do melhor. E isso vai desde a o suor para inovar e impressionar como no suor para os pequenos detalhes do dia-a-dia como um corte perfeito, um prato sem respingos de molho e etc. Nesse pasto aqui, é o olho do dono que engorda mesmo o gado.

Noves fora, tem um outro detalhe que, na minha opinião, contribuiu muito pra que esses encontros entre os comensais da internet - conhecidas @s da Sudbrack - se dêem com mais naturalidade e frequência ainda: o ambiente do restaurante não é daqueles típicos restaurantes caros e chiques. É descontraído, sem afetação. Você se sente em casa e a vontade mesmo não tendo o salário da Eliana, do Pedro Bial ou da Ana maria Braga - clientes que já vi por lá. Esse é um detalhe que eu já tinha anotado desde a minha primeira ida lá, quando eu nem sonhava com o dia que eu chegaria no restaurante e fosse recebida com um abraço da própria chef e chamando o garçom de Paulinho na maior amizade, dando 2 beijinhos e tudo. Aliás, o Paulinho é um personagem do restaurante. Anota aí. Discreto, sorridente e de uma elegância.... Ah! E Também dá bons toques de vinhos.

Ontem, em mais uma ida ao Roberta Sudbrack - e que Deus e meu salário permitam que eu consiga continuar indo nem que seja pra comer uma sobremesa - degustei duas coisas maravilhosas: gema com farofa de banana (já da coleção 2010 e que qualquer um de nós já pensaria em bater um bolo e não num prato salgado) e salada de abóbora assada (inacreditavelmente saborosa, top 5 de tudo o que já comi lá por enquanto).
Criações de uma chef que inova o tempo todo. Mas que acima de tudo sua a camisa e a Toque e - de novo, pra não haver dúvidas - que diferença isso faz!

Pra quem planeja conhecer essa magia - e eu sugiro que você se planeje mesmo:
- as terças existe a opção de um menu básico, com um prato e a sobremesa,por R$ 49,50

- as sextas há a opçao de almoço

- de terça a sábado, há opçoes de menu com 3 pratos (120,00), 5 pratos (165,00) e 8 pratos (195,00).

O restaurante só trabalha com Mastercard, dinheiro ou cheque. E reserva antes é bom e educado já que o menu é decidido pela chef no dia, inspirado no que os fornecedores trazem de melhor pra ela.



2 comentários:

Quitutes.com - Versão Blog disse...

Boca (não adianta, não consigo deixar de chamar você assim, está até no meu celular),

adorei o texto! As Sudcomidinhas estavam divinas, com especial carinho para a salada de abóbora. Que delícia! Até seria magérrima porque se soubesse cozinhar assim, faria todo dia,rs!

Obrigada pela carona!
Beijocas, Rachel (@quitutes)

Unknown disse...

Gostei. Simples assim. Realizei tambem minha vontade de conhecer o RS. Levei amigos comigo e sai de lá maravilhado. Acho que até te vi.... Enfim o que importa é que estamos juntos nesse mundo virtual e real de boa comida e companhia. Tambem escrevi um texto sobre minha Experiência Sudbrack. Um bom final de semana e sucesso pra todos nós. http://meuspensamentoseideias.blogspot.com/2010/05/experiencia-sudbrack.html