domingo, 23 de maio de 2010

LA BOTICELLA - antes e depois de Madonna, tudo continua igual por lá

Há lguns anos, quando me habituava a morar na Barra e buscava opções de restaurantes no bairro que não fossem só de hamburgueres, uma amiga italiana - de verdade - me indicou o La Boticella. Fica na Barrinha, numa praça agradável, bem no alto e onde já é até meio friozinho. Fui e a cozinha de lá me pegou! Virei cliente.
Esse ano, inclusive, Madonna foi jantar no lugar. Não entendi o que ela fazia lá por que o restaurante é zero badalado. Mas se foi atrás de sabor, encontrou. Na foto que vi da visita de Madonna ao La Boticella, lá estava Giancarlo - o dono - atrás dela na saída do restaurante. É um argentino gente boa, que está sempre por lá e que faz questão de cumprimentar todas as mesas, beijando as damas na mão. Um gentleman.

Falemos pois da cozinha do La Boticella. A massa de lá é leve, feita na casa, uma delícia. Já comi vários pratos do cardápio e o único que não fez muito minha cabeça foi uma massa que tem molho de vinho tinto. É bem forte e denso. A lasanha de bacalhau, o gnhocci, o agnolloti de cordeirinho, enfim, tudo é bom! meus preferidos são o talharim Carmen e the best one é o espaguetini Casalingue. É um molho lindo e simples de tomate, com seleção de carnes cortadas na ponta da faca. Muito Bom!

Porém, sexta passada estive lá com amigos e eis que me indicaram o Javali. Eu adoro javali mas nunca comia porque sempre vou para jantar, achava pesado. E o Javali do La BOticella é uma junção de acompanhamentos que me parecia estranha: purê de lentilhas, maçã assada e gnhocci. Mas fui de cabeça na indicação. E não me arrependi.

O gnhocci vem sem molho nenhum. Ïdeal pra que você sinta o sabor da massa e misture um pouco no molho do Javali. O Javali vem desmanchando de tão macio, num molho bem saboroso. O purê de lentilhas é igualmente saboroso e a maçã dá um toque doce entre uma garfada e outra.
Virou top na minha lista e agora terei trabalho pra escolher entre ele e o Casalingue da próxima vez que eu for.


De sobremesa, fui no tiramissu. Poucas vezes tenho estômago para chegar na sobremesa - o antepasto de lá é muito bom também e é um desperdício não pedir - e sempre escolho o tiramissu. Mas fazia tanto tempo que eu não pedia que tinha me esquecido como ele é bom!
É Muito BOM! Um amigo que estava na mesa já fez uma busca pelos melhores do Rio, sempre pedindo tiramissu nos restaurantes que vai, e constatou que o do La Boticella está no top 5.

O único senão da casa - e preciso dizer porque destoa muito do ambiente de tijolinhos a vista e bem italiano - são as fotos que o Giancarlo pendurou na parede do filho. O menino é bonito mas faz caras e bocas, meio sensuais demais para uma parede de restaurante. Não combina. Mas também não estraga nada no final das contas.

Então, colher de copa pro La BOticella! Ainda bem que é perto de casa.

Nenhum comentário: