segunda-feira, 3 de maio de 2010

VENGA! EU ACHO QUE NÃO VOU MAIS, NÃO!!!

Sábado passado eu estava com uma amiga de Salvador em casa e íamos assistir A Gaiola das Loucas no Leblon as 18h. Como acordamos tarde e, consequentemente tomamos café da manhã quase na hora do almoço, fomos para a zona sul com vontade de comer uma coisinha. Não um almoço, mas assim uma coisinha pra que a gente aguentasse a peça inteira e não chegasse na Roberta Sudbrack, onde iríamos jantar, devorando tudo o que veríamos pela frente. Afinal, na Roberta Sudbrack você não devora, você degusta.

Entre o Andy's Brasil - que estava vazio - e o Venga! - que estava lotado - , minha amiga preferiu a segunda opção - as duas no Leblon. Eu tinha vontade de conhecer os dois, então posterguei o cachorro quente em prol das tapas espanholas que o Venga! oferece. Pensei: poxa, oportunidade sem igual pra reviver as delícias que comia em Barcelona, quando morei lá.
Ao sentar, já vi de cara no cardápio algo que me emocionou: pan com tomates! Eu comia isso em Barcelona dia sim, dia também. Pedi, claro. E também salada de bacalhau com feijão branco e cebola roxa. Minha amiga foi de polvo com batatas. Entre um atendimento bem confuso, pesquei na mesa do lado que uma pessoa comia algo num pão como uma bruschetta. Perguntei para a garçonete e ela me disse: ah, são pinchos. E eu: ok, mas tem de quê? Ela desandou a falar meio que quase não acreditando que eu fosse pedir um. Pedi, de sardinha com purê de maçã. E aguardei, ansiosa enquanto tomávamos uma sangria de espumante com morangos.
Chegou o pan: matou a saudade, digamos, mais emocional. Faltava tomate. E faltava azeite. Mas foi, ok.
Chegou a salada de bacalhau. Os pedaços de bacalhau estavam bonitos mas eram poucos em meio a tanto feijão branco. E só depois fui perceber: um gosto de alho que parecia inocente a primeira vista, se tornou um tormento no resto do meu dia! Foi nesse dia que eu vi que uma boa crítica de gastronomia vc só pode fazer horas depois...






O polvo da minha amiga estava ok, gostoso. Nada demais, mas ok.



E o melhor daquela sentada no venga! foi sem dúvida o pincho que por pouco eu não como, graças a atenção da garçonete. Um filé bem caprichado de sardinha, o purê de maçã dá um toque especial, enfim, salvou a conta no final!



Mas eu não sei se fui clara o suficiente pra explicar o motivo do título desse post: o venga! me deixou uma recordação sabor alho tão incoveniente durante todo o meu dia, durante toda a peça que assisti, que foi no mínimo algo petulante. Achei, uma certa altura, que não conseguiria me livrar nunca mais daquilo! Passei na farmácia, comprei um Listerine pra ver se me ajudava pois estava a caminho do melhor restaurante do Rio e do Brasil. Se a minha experiência lá fosse atingida por esse alho safado... ai ai, nem sei!

Graças a Deus e ao Listerine, minha noite na Sudbrack foi inesquecível e ao comer aquelas coisas tão delicadas e simples no gosto, vi que realmente um tempero tem sua magia e não é qualquer um que sabe usá-lo.
Por essas e outras, o Venga!, infelizmente, não vai ganhar nenhuma colherzinha dessa Boca.... Uma pena, minhas expectativas eram as melhores!
bjs


Nenhum comentário: