sábado, 27 de dezembro de 2008

ENTÃO É NATAL!!!

Ufa! Natal é uma maratona! Pelo menos na minha família... Minha mãe que o diga! É ela quem pilota o fogão da minha família nessa data que eu adoro tanto desde criança. Quando chega perto do Natal, o que mais quero é ficar com a minha família e essa é e sempre foi uma data alegre pra nós. E como já disse aqui, todas as comemorações da minha família são feitas onde? Em volta da mesa! E o Natal, lógico, não é diferente.

Funciona assim: na noite de Natal a gente faz a ceia, com direito a peru, tender, e outras coisitas mais que vou descrever aos poucos. No dia 25, não é o que sobra da ceia, não.... rola um mega almoço, com costela, lombo e virado paulista. Esse cardápio de almoço é tradição desde os tempo sdo meu avô Carlin. Quando eu era criança, não gostava muito, não... Mas hoje... HUMMMM. O Lombo da minha mãe é uma coisa de delícia. Derrete na boca!

Bom, voltemos à noite de Natal. Dentre os muitos quitutes (acredite: não são poucos), alguns eu não resisto. Esse salpicão aí de cima e o bacalhau aqui de baixo. O salpição é de frango defumado, com cenoura, batata cozida e é muito leve. Já o bacalhau, tem um nome safado: punhetinha de bacalhau. Minha mãe jura que o nome da receita que ela pegou sbe Deus onde é esse mesmo! É um bacalhau em lascas com páprica e grão de bico e muito azeite. BOM demais!

Depois da ceia, uma mesa gigante vira um tapete de doce. Uma pessoa traz um doce, outra traz outro e assim vai.... O fio de ovos não pode faltar e esse minha mãe compra na cidade mesmo (o Natal é sempre no interior de SP, Tiete, cidade onde meus pais nasceram e minha família inteira mora). O restante, é feito em casa. Menos a lichia... Adoro lichia e em Tietê não falta! Comemos da penca mesmo, não é aquela de caixinha, nao...

A rabanada é feita pela minha prima Haidê. Sempre ela que faz e a gente sempre come algumas na hora, quentinhas. DE-LÍ-CIA! Depois no dia seguinte, no café da manhã tb... tem seu lugar!

E por último mas não menos requisitado vem o sagu! Com um creminho branco que minha mãe faz, fica perfeito. Sagu não pode faltar!

Enfim, o Natal é uma grande festa cristã na minha casa e uma baita comemoração gastronônica. Papai Noel vai de Kombi entregar os presentes para as crianças, a entrega de presente entre os adultos é cada vez mais gostosa e a comilança o grand finale pra tudo isso! Com tudo isso, eu só poderia amar o Natal mesmo. Pena que esqueci de tirar fotos do lombo e do virado do almoço... Estavam divinos esse ano. Que venha o Natal de 2009 agora. Ainda bem que é um por ano. A dieta agradece.

Um comentário:

Elizabeth disse...

Realmente um Natal de dar água na boca!!!
Mas não duvide do nome da iguaria portuguesa elaborada por sua mãe. Por mais esdrúxulo que possa parecer, o nome é aquele mesmo. E há vários outros pratos da culinária portuguesa com nomes não menos 'sugestivos', como vc pode conferir no meu post:
http://behappy-lizbeth.blogspot.com/2008/05/culinria-portuguesa.html

Recebi por e-mail de minha prima, filha de portugueses como minha mãe, e que tem muito contato com parentes em Portugal, de quem ela recebeu a mensagem, por sua vez. A mim me parece que o autor original do texto é um seu colega de profissão. E o licor, que ela própria teve oportunidade de provar, falou que é uma 'DE-LÍ-CIA!', como vc mesma diz.

Um Feliz 2009 para vc e sua família, com muuuuuita Saúde e Paz! E muita disposição para 'encarar' seu afilhado 'bem-humorado'!...rs...

Ah!... e considere indicar restaurantes e pratos menos calóricos para o novo ano. A balança dos leitores, agradece!!...rs...
Bjkssssssss.