segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ROBERTA SUDBRACK - jantar para muitos talheres


Desde que comecei esse blog tinha vontade de escrever sobre o restaurante da Roberta Sudbrack, no Jardim Botânico. Mas não queria escrever de memória, sobre a única e inesquecível vez que fui lá. Queria escrever sobre uma nova experiência... Ou seria um pretexto pra voltar?

E voltei, no final de semana passado. O menu era outro e ao mesmo tempo que estava certa de que ali o jantar é muito mais que um jantar, não queria que nada atrapalhasse a lembrança que tinha dessa minha primeira vez tão marcante. Marcante por muitos motivos e um deles era de fato a comida feita por essa chef discreta e que usa os ingredientes mais comuns no preparo de seus pratos que são além de obras de arte, uma experiência única de mistura de texturas e sabores inigualável.



Bom, nem quero me estender muito aqui sobre cada prato por que são servidos vários. Vou mostrar as fotos e elas falarão por mim... Mas outras coisas valem destaque na Roberta Sudbrack que não só a comida:

- o ambiente é descontraído. Apesar de ser um restaurante caro, o ambiente não é esnobe, qualquer um se sente bem. Até porque o atendimento é impecável sem ser pedante, fresco.

- O menu é fechado mas há sempre a delicadeza de te perguntar se você tem alguma restrição a algum dos ingredientes. O que te deixa muito à vontade de dizer se gosta ou não do que é proposto. Mas uma dica: por mais que você não goste tanto de alguma coisa, se permita experimentar. Você com certeza irá se surpreender.

- a constante presença da chef no restaurante. Faz muita diferença saber que a própria Roberta está na cozinha e não raro ela vai de mesa em mesa cumprimentar cada um. Da minha primeira vez, fomos agraciados com a visita dela na mesa. Dessa segunda, ela apareceu no salão. Ou seja, lá não é só o nome da chef que conta.

Vamos à comida, então... para registrar, claro que saí de lá nas nuvens depois de quatro horas de puro deleite. O único senão dessa vez foi o ritmo do serviço. Entre um prato e outro, a demora quase dava sono....




Pontos altos desse menu:

- a Lichia com foie gras
- torrada com gema de ovo (inteira e mole) e parma em cima. Uma explosão! pra comer de uma vez!
- o cordeiro derretendo na boca, com batatas coradas com uma texura inexplicável
- o arroz de cordonizes
- a sobremesa de frutas vermelhas frescas
- as mini sobremesas que acompanham o chá ou o café

Enfim, quase tudo!!!


























Cotação A Boca : preciso inventar algo mais que colher de sopa. É pouco para a Roberta Sudbrack.

Nenhum comentário: