domingo, 24 de maio de 2009

RISOTO - NOVA RECEITA

Há alguns dias que eu quero cozinhar, mas sozinha, cadê a disposição? Nisso sinto falta de SP, onde as pessoas, os amigos, se frequentam mais.

Hoje, na nostalgia, arregacei as mangas e fui pro fogão! E foi ótimo! Aqueles dias de som alto na sala, eu com uma taça de vinho ao lado, e sem nenhuma pressão pra fazer algo que surpreenda convidados. Nesses dias, meu risoto costuma ficar imbatível. Primeiro, por que não há pressa. Segundo porque faço pouco. E aí, enquanto eu como, ligo pra minha mãe pra contar, afinal não me aguento! E meu risoto de hoje estava bom demais. Tanto que fiquei meio trilili com o vinho, dancei na sala, nem liguei de lavar a louça.

O risoto estava ficando tão lindo que fotografei os passos - não os de dança e sim os da receita - e vou dividir com vcs.

Eu tinha gorgonzola em casa. O primeiro ingrediente do risoto, então, estava decidido. Como acho que gorgonzola e tomate super combinam, fiz um molho bem concentrado de tomate. Quando bati o olho no shimeji dentro do armário, pronto! Estava tudo decidido.















Primeiro, refoguei a cebola na manteiga (com um fio de azeite).


Com a cebola dourada, juntei o arroz arbóreo e deixei que fritasse um pouquinho.

Para fazer as vezes do vinho, que libera o amido do arroz e faz com que o risoto fique aveludado, como não tinha vinho branco aberto, experimentei um pouco de tequila (ficou muito bom!). Joguei na panela e deixei evaporar.

Comecei a colocar o caldo de legumes, aos poucos, para que o risoto fosse cozinhando também aos poucos. Usei também a água que hidratou o shimeji aqui para cozinhar o arroz.

Quando o arroz estava começando a cozinhar mas ainda bem cru por dentro, coloquei o molho de tomate para que cozinhasse tb o arroz.

Quando o arroz estava no ponto (aquele al dente, levemente durinho dentro), coloquei o queijo e misturei bem, até derreter. Não esperei derreter tudo, não. Deixei uns pedacinhos.

Desliguei o fogo e coloquei uma boa colher de manteiga.
Em seguida, o shimeji hidratado. Misturei tudo muito bem e tampei a panela.

Dica: o risoto é bom de comer na hora. Mas desde o momento em que vc tampa a panela, deixe uns 5 minutinhos descansando, antes de servir.

PRONTO! A consistência dele ficou maravilhosa. Note que eu não coloquei parmesão para dar a liga. O gorgonzola já é um queijo bem cremoso e vai dar uma textura boa no seu risoto, sem precisar misturar o gosto desses dois queijos tão fortes. Também não coloquei sal, não precisa.

Na hora de comer, reguei um bom azeite. E comi degustando um vinho barato, que comprei no Zona Sul. É da Toscana e é bem leve, pouco encorpado. Bom geladinho num dia como hj de sol.



Bjs!

Nenhum comentário: