sábado, 19 de novembro de 2011

ARROZ DE TAMBORIL - PRATO DO DIA EM PORTUGAL

Quando estive recentemente em Portugal, várias vezes os portugueses que estavam trabalhando comigo tentaram me levar para comer arroz de tamboril. É um prato, ao que me pareceu, especial e os restaurantes o fazem como prato do dia. Não deu certo em nenhuma das tentativas e voltei para o Brasil com essa vontade.

Eu adoro "arrozes", receitas que misturam arroz, tipo arroz de bacalhau, arroz de pato, arroz de tomate, etc. Lá, eles fazem muito isso e usam o arroz mesmo com essa finalidade e nem tanto como acompanhamento como nós aqui no Brasil.

Bom, fiquei com tanta vontade que meu amigo português Luis, da terrinha, me mandou especialmente essa receita enquanto eu ainda estava no avião. Cheguei aqui e uns 2 dias depois já estava fazendo, tamanha era a vontade.

A minha primeira tentativa deu quase certo. Tipo: o gosto ficou excelente, o peixe no ponto, os temperos equilibrados. Mas o arroz, acho eu, que deixei passar um pouco demais. Na verdade, eu sabia que ele ficava molhadinho e ignorei o aviso da receita de servir imediatamente. Achei que podia preparar a receita e enquanto batia papo com os convidados, o arroz podia ficar ali. Mas não, não pode.
Como falei, esse é um arroz molhadinho mesmo, papinha. E eu adoro. Mas o meu chegou a começar a querer desmanchar o arroz. Tudo por que ficou na panela depois de pronto. Eu até cozinhei no ponto ideal, mas....

Na minha segunda tentativa de preparo, vai dar certo e já aviso: obedeçam a regra de servir imediatamente. Ou tentem parar um pouco antes. Mesmo assim, acho que os sucos do arroz, que fica mesmo meio caldoso, secam se ele fica pronto na panela esperando muito pra servir.

Ah! Na receita abaixo contém alguns ingredientes que não usei (ou por não encontrar aqui ou por preferir a versão sem mesmo): almeijoas (são como vôngoles um pouco maiores), pimentão verde (acho que rouba muito o gosto), arroz eu usei o nosso normal mesmo e por minha conta mas indicado pelo Luis, acrescentei além do coentro, hortelã. Ficou muito bom!
Vamos à receita!
Me digam depois o que acharam!
E obrigada, Luis!

INGREDIENTES:
1,300 kg de lombo de tamboril limpo
250 gr tomate sem pele e sem sementes (pode ser tomate aos cubos de lata)
250 gr cebola
200 gr pimento verde
200 gr pimento vermelho
30 gr alho fresco
2,5 dcl de azeite virgem (0,7 de acidez)
2 dcl de vinho branco
30 gr coentros frescos
400 gr arroz carolino
450 gr de gambas (CAMAROES)
450 gr de amêijoa preta do Algarve fresca já depurada
15 gr piri piri (picante) - é aquele molho vermelhinho de pimenta
30 gr limão (sumo)
20 gr de sal
2l de caldo de peixe e camarão

Cortar o tamboril aos cubos pequenos de 2cm x 2cm, temperar com sal e sumo de limão e reservar. Descascar as gambas e reservar. Com as espinhas do tamboril e as cascas das gambas fazer um caldo de peixe, deixando ferver apenas (eu fiz o meu caldo de tamboril com as aparas do filé de peixe mesmo). Colocar numa panela ao fogo o azeite, adicionar os pimentos cortados muito pequenos, o tomate e a cebola. refrescar com vinho branco. deixar refogar. Adicionar logo de seguida o alho também picado finamente. Após alourar, adicionar o caldo de peixe e gambas já coado. Deixar levantar fervura e cozer durante 15 minutos. Adicionar o arroz e deixar cozer mais 16 minutos em fogo lento. Quando o arroz estiver quase aberto, adicionar o peixe, as gambas descascadas e as amêijoas. Deixar ferver mais 6/8 minutos. Temperar de sal, piri-piri e colocar os coentros picados grosseiramente só no final.
Servir de imediato e muito caldoso.

Nenhum comentário: