domingo, 27 de novembro de 2011

JARDINETO: UM DOMINGO NA ROÇA

Antes de mais nada, peço licença à Karina Dedavid por publicar esse post antes do que ela já escreveu sobre o Maní, em São Paulo, e que publicarei muito em breve.

Mas hoje, gostaria de dividir o belo domingo que tive na roça, em pleno Rio de Janeiro.

O dia começou atípico. Há 1 ano e meio, meus domingos são de trabalho e não de descanso como para a imensa maioria. Eu confesso que não me incomoda tanto trabalhar aos domingos, até por que gosto do que eu faço. Mas quando você tem um domingo livre, depois de algum tempo, fica totalmente sem saber o que fazer para aproveitar como se deve um domingo de folga.

Comecei então com um domingo lento. Ainda sob efeito da noite anterior que foi de muito vinho, a manhã foi lerda, com café da manhã sossegado enquanto se folheia o jornal, ainda de pijama, com aquela chuvinha caindo lá fora. O que estaria à altura disso para continuar o dia? Um convite para almoço em Vargem Grande me pareceu promissor.

A caminho, a sugestão do Gustavo foi um lugar chamado Jardineto, em frente ao Quinta.
- Mas lá só com reservas. Vamos ligar?
- ok.

Para nossa sorte o dia estava tranquilo na cozinha e no salão da chef Guida Fernandes e pudemos ir de última hora. Cheguei sem expectativas. Mas quando chegamos no portão e o segurança nos convidou a deixar o carro lá dentro, fui entrando na casa de sítio que é o Jardineto.

Sentamos à varanda e fomos excepcionalmente bem recebidos pelos garçons e pela própria Guida, que gentilmente - assim como se já nos conhecesse - sugeriu algumas opções do cardápio.

Ah, sim. Já pelço desculpas por aqui pelo fato de não ter fotos das comidas das quais falarei a seguir mas foi daqueles típicos casos que não deu tempo de registrar.

Começamos com pastéis de camarão e de carne seca. Não posso mentir. O começo foi um pouco tumultuado quando em um dos pastéis de camarão havia um plástico, dos grandes. Retirada a porção, aguardamos uma nova.

Fizemos os pedidos dos pratos. Como éramos em 3 pessoas, pedimos 3 pratos diferentes para justamente experimentarmos o que fosse possível.

Chegaram à mesa 3 pratos individuais (eu achei a porção individual mesmo): magret de pato com molho de jabuticaba e arroz de parmesão, ossobuco em seu molho e arroz de parmesão, paleta de cordeiro desossada com arroz branco, farofa e feijão branco. Os 3 estavam muito bons, de verdade. Surpreeendentemente bons. O meu preferido foi disparado a paleta de cordeiro. Bem macia, desfiando em algumas partes, com um belo feijão branco de temperos marcantes.. um belo casamento. O magret de pato estava num ponto excelente, macio, mas resisto um pouquinho a molhos doces. Mas para quem gosta, prato cheio! E ossobuco também estava muito saboroso. Fiquei, sinceramente, muito animada! Nem lembrávamos mais do plástico a essa altura.

Hora da sobremesa. Hora séria. Muitas sobremesas com bola de sorvete. Quem me conhece já sabe que tenho preconceito com sobremesas acompanhadas de sorvete. Pra que?

Bom, das 3 pedidas da mesa, a minha foi um tiro no alvo certo. Doce de leite caseiro, feito pela dona Guida. Ele vem com sorvete e canela, mas pedi sem, apenas o doce de leite. De-li-ci-o-so. Vale a ida ao Jardineto para experimentá-lo. O doce veio quente (muito provavelmente para contrastar com o sorvete) e eu preferi deixar esfriar. Da próxima vez já peço frio. Se bem que ficarei em dúvida entre ele e o parfait de chocolate. Um creme de chocolate branco e chocolate ao leite, em forma de sorvete, com creme inglês. Muito bom também.

No final das contas, o domingo tinha passado lento, com uma boa comida, como se eu estivesse almoçando na chácara da minha tia. E na hora da despedida foi quase isso. Guida quase nos pediu para ligar avisando que chegamos em casa de tão fofa e atenciosa que é.

Jardineto:
Rua Luciano gallet, 75. Precisa reservar: 2428-1053

Nenhum comentário: