sábado, 14 de julho de 2012

TODO DIA E DIA DE PIZZA EM NYC!

Do alto dos meus 38 anos, acabei de chegar da minha primeira visita à Nova York. Nos meus preparativos para a viagem, pedi dicas a todos os amigos que eu achei que iriam me ajudar a ir nos melhores lugares na cidade. E quase todas - para não dizer todas - as dicas foram gastronômicas. Por que será? Bom, o fato é que fui para lá com muita expectativa e dicas maravilhosas. Mas é legal também quando você encontra por si só, meio sem querer, algum lugar que vai ficar na sua memória.

Ao longo dessa semana vou contando aqui sobre alguns lugares em que estive. Mas para esse primeiro post sobre NYC eu gostaria de dividir com vocês a minha incursão pelas pizzas americanas. Foram 3 experiências basicamente mas cada uma num local e numa situação peculiar. Vamos a elas:

Primeira experiência: num dia dedicado às compras, as horas parecem mais curtas. Entra em loja, sai de loja, quando vi estava azul de fome e prestes a entrar na Bloomindales. Falei pra minha amiga: "vamos comer alguma coisa antes, rapidinho". Olhamos em volta e tudo o que tinha era um daqueles famosos "trucks" de hot dog, outro de comida árabe e... A Mariella Pizza. Achamos que seria mais seguro, ainda que à primeira vista a aparência do local era local demais, digamos assim. Bom, entramos. Como em vários lugares que estive em NY, não há muito tempo para explicações. É preciso sacar rápido que o lance é escolher um sabor, ir ate o balcão e dizer se quer 1 ou 2 fatias ou quantas forem. Ao mesmo tempo que você fala, o cidadão já está tirando da fôrma e colocando no forno. Não há tempo de repensar, mudar de idéia. Uma bandeja daquelas de plástico é colocada a sua frente, as fatias saem do forno e colocadas sobre pratos de papel e você se dirige para pagar - momento em que pede a bebida. Uma fatia - generosa- de marguerita e um ice tea, 7 dólares. Ok, era o que a gente queria mesmo, uma coisa rápida. À primeira mordida, já senti que a escolha tinha sido boa. Olhando a decoração a minha volta, dou de cara com o quadro que emoldura uma reportagem mostrando que Oprah e sua fiel escudeira Gayle estiveram em Mariella Pizza e a elegeram a melhor pizza da América! Achei pitoresco. Corta e vamos para outra cena desse post.

Segunda experiência: o domingo que passei em NY foi dedicado ao Soho. Realmente é muito legal andar pelas ruas, descobrir as lojas descoladas. Mas aproveitei para fazer meu roteiro de forma que eu passasse pela Lombardi's, a famosa primeira pizzaria de NY. Contrariando o que eu imaginava, na Lombardi's não se vende pizza em fatias. Pedimos então a pequena, de 6 fatias, básica. Entendi que as pizzarias NY funcionam assim: tem uma pizza básica (mussarela e molho) e você inclui - se quiser - os "toppings" que deseja, cada um com seu valor. E assim, você cria a pizza que quer. Bom, chegou a pizza e... Fiquei lembrando da Mariella Pizza...

Terceira experiência: depois de mais um dia de bateção de perna por NY, eu já estava no último dia, ou seja, sem dinheiro. A solução a noite foi... Pizza! E fui parar, por indicação da recepcionista do hotel, na john's Pizza, na 44st, entre a 7th e a 8th. Como é colado na Times Square, a rua é super agitada. E chegando lá, vi que a pizzaria também. Muita galera jovem, turista, música alta. Com uma espera de 25 minutos por uma mesa, resolvemos ficar pelo bar e pedir a pizza no balcão, que aliás é também agitado, soltando drinks e cervejas o tempo todo. Dessa vez, pedimos nossa pizza com mussarela extra, cogumelos e manjericão. De massa bem crocante, a pizza veio com recheio na medida. E acabou sendo uma opção boa e barata para aquele final de dia.

CONCLUSAO: voltando à cena do final da primeira experiência e juntando com a cena final da segunda experiência, achei curioso conhecer a Lombardi's. Mas a pizza não chega aos pés do meu "achado" (e da Opprah ;-) ) que é a Mariella. Claro que o lugar não tem charme nenhum mas o queijo parece mais de verdade, a massa é crocante sem ser dura, o molho ótimo. Eu devia ter pedido uma segunda fatia. Ou seja, indo à Bloomindales, não deixe de passar lá. Indo ao soho, tire uma foto da fachada da Lombardi's e já estará de bom tamanho.

Um comentário:

Sara disse...

Verdadeiramente, a pizza é muito característica de Nova York, e não peude deve tentar se você ir para lá. Mas por enquanto eu vou ficar no Brasil, eu vou pedir alguma delivery jardins